Altominho.tv
MUNICÍPIO DE CAMINHA

Obra de reabilitação do paredão e passadiço flutuante avança em Lanhelas

A Câmara de Caminha informou esta segunda-feira que, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), vai proceder à reabilitação do paredão e passadiço flutuante na margem do rio Minho, na freguesia de Lanhelas.

Em comunicado, a autarquia adianta que está a decorrer o procedimento concursal para uma intervenção que vai custar mais de 153 mil euros e que terá uma comparticipação de 100 mil euros.

“O município percebeu, desde logo, a importância da intervenção, tendo encetado diligências técnicas para chegar à melhor solução”, sublinhou o presidente da Câmara, Rui Lages, citado naquela nota, acrescentando que a autarquia “conseguiu também sensibilizar a APA e obter da parte desta instituição o financiamento de 100 mil euros”.

A verba não será suficiente para cobrir o custo total da empreitada, no valor de 144.998 euros (mais IVA), sendo a parte restante assegurada pela Câmara de Caminha.

A obra que será desenvolvida no paredão e ancoradouro prevê “a remoção de todo o material existente na zona do paredão desmoronado e transporte dos produtos sobrantes e não reutilizáveis a vazadouro, para posteriormente se proceder à execução de um novo paredão com caraterísticas idênticas ao anteriormente existente, numa extensão aproximada de 80 metros de comprimento e altura média de cerca de três metros”.

Posteriormente, com o problema do paredão solucionado, “será feita a reconstrução do acesso pedonal, permitindo a circulação de pessoas e o usufruto da zona”.

A autarquia garante que “todo o processo foi devidamente acautelado do ponto de vista técnico e material e foi também possível tranquilizar a Junta de Freguesia de Lanhelas e corresponder às solicitações da população, restabelecendo-se, através da obra, a segurança do paredão e do passadiço flutuante, mas também as condições de fruição e lazer”.

MUNICÍPIO DE CAMINHA

A colaboração com a APA vai ser formalizada através do “Protocolo de colaboração técnica e financeira para Reabilitação do Paredão e Passadiço Flutuante na Margem do Rio Minho – Lanhelas na Bacia Hidrográfica RH1 Minho e Lima”, já aprovado pelo executivo.