Altominho.tv

Autoridades alertam para nova burla no WhatsApp: “Olá Mãe” e “Olá Pai”

A GNR e a PSP emitiram alertas para uma tentativa de fraude através da aplicação WhatsApp. Os burlões fingem ser os filhos dos visados e depois solicitam uma transferência monetária através do MBWay.

“Olá Mãe. Perdi o telefone e estou a usar temporariamente este número” e “Olá Pai. Este é o meu novo número. O outro fica só para o trabalho, ok?”. Estas são duas das mensagens usadas pelos burlões para iniciar o contacto com as vítimas. Se os destinatários assinalarem a receção da mensagem, pouco depois é enviada nova missiva.

“Preciso de fazer um pagamento importante, mas como perdi o telemóvel não consigo. Podes fazer por mim e eu depois dou-te o dinheiro? Transfere 500 euros para o 91…””, é uma das mensagens enviadas. Outra aponta dificuldades informáticas: “Não consigo entrar no MBWay com este telemóvel. Podes fazer uma transferência por mim?”

Se os visados aceitarem, vão ficar sem o dinheiros pois esta é a mais recente tentativa de fraude através do WhatsApp a ocorrer em Portugal. As autoridades já vieram alertar para o fenómeno e aconselharam os cidadãos a confirmar sempre a veracidade do contacto – por exemplo, telefonando para o número indicado – antes de realizar qualquer operação bancária.

As autoridades solicitam ainda a todos que “caso sejam alvo deste tipo de burla, DENUNCIEM, mesmo que se trate de uma tentativa”.