Altominho.tv

Cordeiro à Moda de Monção chega às mesas de 18 restaurantes

O Mês do Cordeiro à Moda de Monção está de regresso em outubro, com presença à mesa de 18 restaurantes do concelho. A iniciativa pretende destacar um “prato de excelência gastronómica”, popularmente conhecido como “Foda à Monção” e reconhecido como uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal.

Nos dias 8, 9, 15 e 16 deste mês, os restaurantes aderentes a esta iniciativa vão confecionar e servir o cordeiro assado num alguidar de barro em forno de lenha.

Além do prato para degustar nos 18 restaurantes locais, a programação da iniciativa integra intervenções artísticas no espaço público do centro histórico da vila de Monção, que serão realizadas pelo “Coletivo Rua”.

“Cultura doce” é outra das propostas do município para os dois fins de semana de outubro e que vai levar à “descoberta de sabores representativos dos três vales que compõem o território e das histórias que levaram à sua criação”. No Museu do Alvarinho, no Museu Monção & Memórias e no Museu Alto Minho 4D – Rota dos Castros, os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer “iguarias gastronómicas”, como o bucho doce, sopa seca e queijadinhas da tineira.