Altominho.tv

Presidente da Câmara no arranque do ano letivo do IPVC em Arcos de Valdevez

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve nas instalações do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, para dar as boas vindas e desejar um ótimo ano escolar aos alunos do ensino técnico superior do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Mecânica Automóvel” e do de “Impressão 3D e Maquinação Automática”, sendo que este último será pela primeira vez aqui lecionado.

Neste momento o autarca reforçou a ideia de ser necessário “reter e atrair talento para os territórios do interior de forma a criar mais emprego qualificado e dinamizar as economias e as terras,” adiantando ainda que existe uma grande procura da parte da indústria por mão de obra qualificada, existindo por isso grandes oportunidades de emprego na região para os alunos destes cursos.

A vinda do Ensino Superior para o concelho foi uma grande vitória, pois há muito tempo reclamava a existência de Ensino Superior em Arcos de Valdevez.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez tem reforçado a sua parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tendo como objetivos contribuir para uma maior formação das pessoas e para uma maior proximidade deste nível de ensino técnico superior no concelho. A capacitação das pessoas é fundamental para o desenvolvimento do concelho e a formação de técnicos superiores no nosso concelho é um salto qualitativo na formação dos arcuenses.

A obtenção de competências técnicas e profissionais é fundamental para aceder a
empregos mais qualificados, com maior rendimento, o que contribui para a fixação e atração de pessoas para Arcos de Valdevez.