Altominho.tv

Parque Biológico da Porta do Mezio vai ser inaugurado esta quinta-feira

A sessão de abertura do Parque Biológico da Porta do Mezio, presidida pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Marçal Lopes Catarino, vai decorrer esta próxima quinta-feira, dia 15 de setembro, pelas 12h00.

Em nota, a autarquia referiu que “este projeto teve por objeto um conjunto de intervenções na Porta do Mezio, tendo em vista a execução da segunda fase da Área de Intervenção Específica (AIE) da Porta do Mezio, consagrada no respetivo Plano Operacional de Gestão (POG) e prevista no Programa de Execução do Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda- Gerês (PO-PNPG)”.

Com a criação de um Parque Biológico na Porta do Mezio “pretende-se promover a educação ambiental e o direto contacto com a natureza, explorando e desenvolvendo mecanismos de aproveitamento da fauna e da flora locais, retratando os seus vários aspetos. Inclusivamente, o projeto contribuirá para a preservação e valorização da natureza e da biodiversidade”.

Este equipamento, que será o primeiro do género no território do Parque Nacional, permitirá aos visitantes e turistas o contato direto com a fauna e flora desta reserva natural.

O parque vai apresentar uma seleção de cerca de 22 espécies de animais, selvagens como o javali, o corço e o veado, e domésticos, entre as quais 12 raças autóctones, como a galinha-preta-Lusitânica, a ovelha-churra-do-Minho e a vaca Cachena, inseridos num espaço “destinado a funcionar como quinta pedagógica, de acordo e em cumprimento com as regras de bem-estar animal”.