Altominho.tv

Eleições intercalares em São Julião e Silva com três candidaturas

As eleições intercalares na União de Freguesias de São Julião e Silva, em Valença, convocadas para domingo após renúncia dos eleitos nas autárquicas de 2021, contam com três candidaturas, de acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

No despacho de ordenação das candidaturas, disponível na página da Internet da CNE, no boletim de voto aparecerá em primeiro lugar a candidatura do presidente demissionário, Alexandre Lagoa, que volta a concorrer pelo movimento “Fortalecer São Julião e Silva”.

Em segundo lugar aparecerá a candidatura da CDU – Coligação Democrática Unitária, com o cabeça de lista Pedro Melo, cabendo o terceiro lugar à candidatura do movimento “JPSJS – Juntos por São Julião e Silva”, com Ana Catarina Esteves como cabeça de lista.

Às eleições autárquicas de setembro de 2021 concorreram seis listas.

Contactada pela agência Lusa, fonte da Câmara de Valença adiantou esta sexta-feira que no domingo serão instaladas duas mesas de voto, uma em cada freguesia da União de São Julião e Silva.

A União de Freguesias de São Julião e Silva vai a votos após renúncia dos eleitos nas últimas autárquicas, tendo sido criada uma Comissão Administrativa, conforme despacho publicado a 27 de julho em Diário da República (DR).

O documento remete para um despacho anterior, de 14 de julho, que justifica a realização do novo ato eleitoral. Nesse documento, lê-se que as eleições intercalares nesta freguesia vão ocorrer porque aquele órgão “carece de condições de funcionamento”.

“Considerando que o presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de São Julião e Silva renunciou ao respetivo mandato em conjunto com todos os eleitos locais da lista mais votada para a Assembleia de Freguesia, carece aquele órgão de condições de funcionamento por o presidente da junta ser o único que é diretamente eleito”, refere o despacho.

No documento é ainda “confirmado que todos os membros eleitos da lista mais votada renunciaram ao mandato por considerarem não ter condições para a manutenção do exercício das funções inerentes”.

“A renúncia de todos os cidadãos daquela lista inviabiliza, em definitivo, a possibilidade de se proceder à substituição do presidente da junta”, acrescenta a tutela no despacho.

Em causa está a renúncia de Alexandre Lagoa, eleito pelo Grupo de Cidadãos “José Monte – Fortalecer Valença”.

Alexandre Lagoa foi eleito com 34,02% dos votos, o que corresponde a três mandatos, seguindo-se o PPD/PSD, com 22,99% (dois mandatos), PS, com 21,61% (um mandato), e o Nós Cidadãos!, com 17,01% (um mandato). A CDU alcançou 1,38% dos votos e o Chega não arrecadou qualquer voto.

Em 2021, dos 558 eleitores inscritos, votaram 435.

A Comissão Administrativa designada a 27 de julho inclui os nomes de Alexandre Pereira Lagoa (Grupo de Cidadãos eleitores “José Monte – Fortalecer Valença”), Maria Olívia Duarte Afonso (Grupo de Cidadãos eleitores “José Monte – Fortalecer Valença”) e Nathalie Alves Gonçalves da Silva (PPD/PSD).