Altominho.tv
MUNICÍPIO DE CAMINHA

Antiga primária de Riba de Âncora transformada em estrutura de apoio a idosos

As obras de transformação da antiga escola primária de Riba de Âncora, em Caminha, na nova sede do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora foram iniciadas no último sábado e deverão prolongar-se por cerca de seis meses.

Em comunicado, a autarquia esclareceu que o edifício, propriedade da Câmara Municipal de Caminha, foi cedido gratuitamente, através de contrato comodato, por 50 anos, para instalação do equipamento social.

A intervenção na antiga escola primária de Riba de Âncora “vem fortalecer a oferta social do concelho e junta-se a um investimento global vultoso, já em curso nesta área”.

Segundo o presidente da Câmara, Miguel Alves, citado na nota, “até ao final do ano, pelo menos seis instituições do concelho deverão alavancar conjuntamente um investimento superior a cinco milhões de euros nas áreas das residências para idosos, apoio domiciliário, centro de dia e também apoio à deficiência”.

A escola primária de Riba de Âncora foi construída em 1982 e fechou em 2014. Em 2015, de acordo com o vice-presidente do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora, Flamiano Martins, foi traçado o objetivo de aproveitar a estrutura para terceira idade e o contrato de comodato através do qual a Câmara cedeu o edifício permitiu avançar.

“O projeto entretanto elaborado era demasiado dispendioso, o que, aliado a circunstâncias várias, o inviabilizou. O atual aproveita ao máximo a estrutura existente e já começou a ser agora executado”, lê-se na nota enviada à imprensa.