Altominho.tv

Câmara de Caminha duplica apoio financeiro aos Bombeiros em 2023

Por ocasião do 127º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caminha, o Presidente da Câmara Municipal anunciou que “a partir de janeiro de 2023, vamos duplicar o montante fixo dos protocolos de cooperação com os bombeiros de Caminha e Vila Praia de Âncora, num esforço justo que acompanha o pagamento de serviços, de formação e dos salários de quatro Equipas de Intervenção Permanente que estão constituídas no concelho. Assim, onde antes o Município investia 24 mil euros, passará a investir 48 mil euros que serão distribuídos pelas duas corporações de bombeiros do concelho em pagamentos mensais” esclareceu Miguel Alves.

Numa cerimónia que decorreu no passado sábado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Caminha e que contou com a presença do Comandante Operacional Distrital de Viana do Castelo e de representantes da Liga dos Bombeiros e da Federação de Bombeiros do distrito, o autarca de Caminha agradeceu o trabalho e coragem das mulheres e homens do corpo ativo, bem como a dedicação dos órgãos sociais, destacando o papel do Comandante Vítor Silva e o labor da Direção e do seu Presidente, José Casimiro Lages, que preside à associação humanitária há já 17 anos.

Miguel Alves, que é também o Presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil, salientou a dedicação total dos bombeiros, em contexto de socorro e proteção à comunidade e frisou que “todos temos que apoiar mais as nossas corporações. A população tem que apoiar mais, fazerem-se sócios, participarem nos eventos de angariação de fundos, disponibilizarem-se para o voluntariado e para a gestão; as instituições e empresas têm que apoiar mais, encontrar formas de parceria que permitam ajudar os bombeiros a cumprir com a sua missão; as autarquias têm que apoiar mais, e por isso a Câmara Municipal não se esconde, reforçando um apoio financeiro que, no ano passado, esteve perto de 120 mil euros. Caminha vai ter quatro equipas de bombeiros profissionais e vai ter também mais apoio financeiro para continuar e melhorar a sua atividade”.

Na sessão solene da comemoração de mais um aniversário, vários bombeiros do corpo ativo foram distinguidos com medalhas de assiduidade e/ou promoção, tendo a Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Caminha sido distinguida com a Fénix de Honra atribuída pela Liga dos Bombeiros.