Altominho.tv

Monção regista número de desempregados “mais baixo de sempre”

A Câmara de Monção informou que o concelho registou, em junho, o número mais baixo de desempregados, com 262 pessoas inscritas no centro de emprego, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Em comunicado enviado esta terça-feira à imprensa, a autarquia adianta que se trata do “número mais baixo” desde 2004, ano em que começaram a ser publicadas estatísticas mensais de desemprego nos concelhos portugueses.

Em junho de 2004, estavam registados 426 desempregados em Monção. Já em junho deste ano, comparativamente com o mês anterior, assistiu-se a uma redução de 31 pessoas e, quanto ao mês homólogo de 2021, a diminuição é de 123 pessoas (menos 32%).

“Este número histórico para o nosso concelho é um indicador preciso que a nossa estratégia empresarial e turística está a dar frutos, contribuindo para alargar a oferta de empregabilidade e, consequentemente, diminuir o número de pessoas sem ocupação profissional”, sublinhou o presidente da Câmara, António Barbosa, citado naquela nota.

Do total das 262 pessoas inscritas no centro de emprego, 110 são homens e 152 são mulheres. Há 248 à procura de um novo emprego, enquanto 14 procuram o primeiro emprego. Este valor reduzido, segundo a autarquia, “é revelador da inserção no mercado de trabalho dos jovens que vão exercer pela primeira vez”.

Ao longo de quase 20 anos de estatísticas mensais, o período com maior taxa de desemprego no país decorreu entre 2011 e 2016, coincidindo com a entrada do Fundo Monetário Internacional e, por acréscimo, a imposição de medidas restritivas. Em Monção, os valores oscilaram entre 600 e 750 desempregados.

Após algum abrandamento nos anos seguintes, mais recentemente, entre abril de 2020 e abril de 2021, ocorreu um novo acréscimo de desempregados devido ao surto de Covid-19.

“Neste período, os valores estiveram sempre acima das 400 pessoas, tendo-se aproximado da meia centena, em alguns meses do segundo e terceiro trimestre de 2020”, refere o município.