Altominho.tv
MUNICÍPIO DE CAMINHA

Caminha é o concelho do Alto Minho com mais alojamento local

O concelho de Caminha apresenta o maior número de alojamentos locais, com 472 unidades entre os 1697 registos por todo o Alto Minho, de acordo com os dados mais recentes do Registo Nacional de Turismo.

“Apesar de ser o quinto concelho com maior número de habitantes do distrito de Viana do Castelo, o território da Foz do Minho lidera a tabela do Alto Minho, seguido de Viana do Castelo, com 400 alojamentos locais e Ponte de Lima com 274″, adianta a nota divulgada pela autarquia.

Para o presidente da Câmara de Caminha, “os números oficiais confirmam o crescimento exponencial do número de turistas nos últimos anos e atestam a estratégia de valorização e divulgação do território que tem vindo a ser seguida”.

“Todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, tem permitido trazer cada vez mais gente ao concelho e mais gente e mais tempo de estadia obrigam a mais camas, mais alojamento e, naturalmente, injetam mais dinheiro na economia local”, sustenta Miguel Alves, citado naquela nota.

Este ano, segundo a autarquia, o concelho de Caminha “tem vindo a apresentar um número muito elevado de ocupação hoteleira e os valores das reservas para o que resta de verão apontam para um ano muito promissor, próximo dos números recorde alcançados em 2019”.

Miguel Alves afirma ainda que “o crescimento exponencial da hospedagem e dormidas no concelho de Caminha tem que ser acompanhado por mais investimento privado em novas camas”.

No comunicado, o autarca reconhece que “o crescimento do uso de imóveis para Alojamento Local também retira possibilidades para a residência permanente” e sublinha que “é preciso que a valorização do património através do turismo não esqueça a necessidade de termos habitação suficiente, a preços moderados, para que as pessoas e as famílias possam viver no concelho”.