Altominho.tv

Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo regressa de 22 a 24 de julho

Soajo promove a Feira de Artes e ofícios Tradicionais a partir de sexta-feira, dia  22 de julho, e até domingo, dia 24.

A vila de Soajo, caraterística nas suas formas particulares de vivência e organização social e económica, é um dos destinos concelhios “mais divulgados e conhecidos e é famoso pelo vasto conjunto de espigueiros erigidos sobre uma enorme laje granítica que este ano irão servir de pano de fundo do certame”, disse a autarquia.

Terra de tradição e integrante do Parque Nacional da Peneda Gerês, um dos ex-libris da região, declarado como Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco, chama à atenção pela sua riqueza cultural e natural.

Tal como em anos anteriores, a Feira conta com a organização da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, da ARDAL – Associação Regional para o Desenvolvimento do Alto Lima e da Junta de Freguesia de Soajo, e o apoio da  Assembleia de Compartes dos Baldios de Soajo, do Rancho Folclórico da Associação de Vilarinho das Quartas – Soajo e do Rancho Folclórico Camponesas de Soajo.

O Município deu nota que “com este evento pretende-se promover os produtos, as artes e ofícios tradicionais, o folclore, os usos e costumes tradicionais, as raças autóctones, a animação turística e as manifestações espontâneas da cultura popular”.

No mês de agosto, de dia 5 a dia 15 decorrem as Festas Concelhias – as Festas de Nossa Senhora da Lapa, altura em que a vila de Arcos de Valdevez “pretende reviver a tradição de meados do século passado, valorizando o património cultural e dar relevo às raízes arcuenses”.

Por esta altura, o entusiasmo do povo, o folclore, os cantares ao desafio, as rusgas, a banda de música e os bombos espalham-se pelas ruas.

O mês de agosto marca o regresso destas Festas ao concelho de Arcos de Valdevez.