Altominho.tv

CIM Alto Minho debate desafios para a Cultura e Turismo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza na próxima quarta-feira, em Vila Nova de Cerveira, um seminário subordinado ao tema “Alto Minho 2030: Desafios para a Cultura e Turismo”, onde serão debatidos os desafios para os setores da cultura e do turismo no Alto Minho no ciclo de programação 2021-2027.

Em comunicado, a CIM Alto Minho adianta que o seminário pretende ser também “uma oportunidade para refletir sobre o papel e contributo da cultura e do turismo para o desenvolvimento sustentável do Alto Minho e conhecer experiências e boas práticas sobre a temática em causa”.

O seminário vai ter lugar no Fórum Cultural de Cerveira, entre as 9h00 e as 13h00, e tem como destinatários os decisores e técnicos de instituições públicas e privadas com responsabilidades nas áreas do turismo, cultura e património, profissionais do turismo e de animação turística, associações culturais e recreativas e público em geral.

O programa é composto por um painel sobre os “Desafios, oportunidades e perspetivas para a cultura e o turismo em 2030”, que terá como oradores o vogal executivo da CCDR-N, Humberto Cerqueira, o chefe de divisão de Promoção e Dinamização Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte, João Ribeiro da Silva e a diretora geral operacional da Associação de Turismo do Porto, Susana Ribeiro. A moderação do painel vai estar a cargo de Fausto Coutinho, antigo diretor de informação das rádios da RTP.

O evento contempla ainda uma mesa redonda sobre “Cultura, turismo e território: experiências e boas práticas”, para uma abordagem multidisciplinar, envolvendo diferentes atores com experiências igualmente distintas, ao nível da cultura e turismo.

Estão já confirmadas as presenças de Filipe Morato Gomes, blogger de viagens, autor de “Alma de Viajante” e presidente da direção da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da Zet Gallery e diretora artística da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Pierre Marie, investigador de História e fundador do projeto REBOBINAR – Cooperativa de História Pública, Eduardo Albuquerque, colaborador do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra e fundador do projeto REBOBINAR, e Isabel Sousa, da Explore Iberia. A diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, fará a sessão de encerramento.

O seminário está inserido no projeto “Rede Intermunicipal de Música & Arte – RIMA”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, o qual visa a estruturação de uma programação em rede ao nível intermunicipal para a valorização do património natural e cultural e dos recursos identitários associados à música e à arte, envolvendo, para o efeito, os municípios de Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Durante o evento, serão ainda conhecidos os jovens talentos premiados no âmbito do Concurso Música & Arte, que decorreu de fevereiro a maio deste ano, nas categorias de Media Art, Vídeo, Arquitetura e Arte Pública. Haverá também dois momentos musicais, com música de câmara, interpretados pela Orquestra do Alto Minho.

As inscrições estão a decorrer.