No âmbito do projeto In Common Sports +, coordenado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, realizou-se o primeiro encontro internacional, em Sanxenxo, de 1 a 3 de junho.
Segundo nota da autarquia, no encontro foram abordadas, pelos parceiros internacionais, as diferentes linhas de trabalho deste projeto e analisado o ponto de situação das atividades desenvolvidas em cada uma das regiões envolvidas.
Cerca de 200 seniores provenientes do município de Vila Nova de Cerveira e do concelho de Sanxenxo tiveram, ainda, a oportunidade de participar numa competição de olimpíadas seniores.
Os parceiros internacionais foram recebidos, no Centro Cultural Casa Mariñeira Don Fernando, em Portonovo, pelos Vereadores do Desporto e do Urbanismo do município de Sanxenxo, Daniel Arosa e Flavia Besada, respetivamente. Entre os parceiros estavam representantes do município de Vila Nova de Cerveira, do grupo de investigação da Faculdade de Ciências da Educação e Ciências do Desporto da Universidade de Vigo, da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, sedeada em Melgaço, do município italiano de Cesena, da associação Zoldpont da Hungria, do município de Aksakovo da Bulgária e do Instituto Público de Desportos da cidade eslovena de Nova Gorica. De forma a preparar os jogos intercalares do distrito do Alto Minho, que vão decorrer em Monção no próximo dia 29 de junho, estiveram também presentes representantes das Câmaras Municipais de Caminha e de Monção.
Este projeto internacional, financiado pelo programa europeu Erasmus + Sports, teve como ponto de partida o projeto Olympics4All, através do qual foram promovidas as primeiras Olimpíadas do Desporto Sénior em Vila Nova de Cerveira, ao qual se seguiu o projeto In Common Sports que procurou aprofundar os fatores que motivam os idosos a praticar desporto.
Em 2021, com o nome In Common Sports + Fit, Food and Fun for Elderly!, o projeto passa a contar com a participação do Instituto Público de Desportos esloveno e com a integração de uma nova linha de análise focada na nutrição. Pretende-se, agora, estudar a relação entre a alimentação e a condição física, bem como observar possíveis diferenças entre países, através de um questionário destinado a conhecer os diferentes hábitos alimentares.