Altominho.tv

Obra em passagem superior pedonal de Caminha obriga a corte de estrada nacional

A construção da passagem superior pedonal junto à rotunda de acesso à autoestrada A28, em Vila Praia de Âncora, Caminha, vai obrigar, na quinta-feira, ao corte da Estrada Nacional (EN) 13, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, informou que o corte de circulação naquela vai decorrer “a partir das 00h00 e até às 08h00”, devido à necessidade de “transporte de componentes de grandes dimensões, em horário noturno”.

Os “constrangimentos na circulação da EN13 implicaram a elaboração de um plano de sinalização das frentes de obra, de modo a permitir a execução dos trabalhos, mas também garantir a segurança dos utentes da via”.

“Será necessário proceder ao corte temporário de um troço da EN13, procedendo-se à implementação de itinerário de desvio alternativo. Assim, será cortado ao trânsito o troço da EN13 localizado entre a rotunda de acesso à A28, localizada em Sandia, Vila Praia de Âncora, e a rotunda de Moledo, permitindo-se apenas o acesso a moradores pelo lado norte da zona de corte e de trabalhos”, especifica a nota.

A autarquia refere ainda que, “para o trânsito de passagem, deverá ser utilizado o itinerário de desvio alternativo”.

“Para facilitar a circulação e informar dos constrangimentos e alternativas, será colocada sinalização, com painéis de pré-aviso gráficos informativos nos locais mais relevantes e setas com a indicação desvio, ao longo do itinerário, nos locais de mudança de direção”, informou o município.

A execução da passagem superior pedonal junto à rotunda de acesso à A28, em Vila Praia de Âncora, integra-se na segunda fase da empreitada de reabilitação urbana da Sandia e Vista Alegre.

Os trabalhos iniciaram-se há cerca de um mês, estimando-se a sua conclusão até ao final de julho.

A passagem superior pedonal, que ficará situada a norte da rotunda de acesso da A28, em Vila Praia de Âncora, ligará o lugar da Póvoa à zona onde está implantada a uma superfície comercial e a toda a zona poente de vila mais populosa do concelho de Caminha.

A obra “está inserida na empreitada de reabilitação urbana da Sandia e Vista Alegre que teve já a concretização de diversos arruamentos e infraestruturas que beneficiaram grande parte da zona norte de Vila Praia de Âncora e corresponde a um investimento global de 991.962,05 euros, mais IVA”.

A empreitada de Reabilitação Urbana – Sandia – Rede Viária e Espaço Público, Acessibilidade a Pessoas com Mobilidade Reduzida é uma obra financiada em 85% pelo FEDER, ao abrigo do Programa Operacional Regional Norte 2020, sendo a restante quantia suportada pelo Município de Caminha.