Altominho.tv

Ucranianos em Caminha colaboram na confeção de tapetes para o Corpo de Deus

As cores da Ucrânia vão estar em destaque este ano na Solenidade do Corpo de Deus. A Câmara Municipal de Caminha convidou a comunidade ucraniana que se encontra no concelho para participar na elaboração dos tradicionais tapetes floridos.

Convite já aceite, será a Ucrânia, através dos seus cidadãos que escolheram Caminha para se refugiar da guerra que ameaça o seu território e as suas vidas, a criar um tapete de flores, na zona fronteira aos Paços do Concelho, área que o Município tem vindo a dedicar a convidados.

No dia 16 junho, a Solenidade do Corpo de Deus voltará a ser marcada pelos tapetes floridos, que regressam às ruas de Caminha e de Vilarelho. Várias artérias das freguesias vão novamente “acordar” vestidas com os extraordinários e originais tapetes floridos, elaborados pelos caminhenses e, desta vez, ucranianos, durante a
noite.

Recorde-se que, para além da religiosidade que lhe é inerente, a Festa do Corpo de Deus é um autêntico cartão de visita do concelho de Caminha. Todos os anos, milhares de pessoas visitam Caminha para admirarem as verdadeiras obras de arte que enfeitam as ruas. A pandemia obrigou a interromper a tradição mas volta a haver condições para trazer de volta um hábito tão acarinhado por população e visitantes.

Ainda no dia 16 de junho, pelas 16h00, o programa da Solenidade do Corpo de Deus é também marcado pelo Ofício Solene de Vésperas na Igreja Matriz de Caminha e Procissão com a representação de todas as paróquias do Arciprestado.

A organização da Festa do Corpo de Deus é da responsabilidade do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e União de Freguesias de Caminha e Vilarelho.