Altominho.tv

Inaugurado o Abrigo de Montanha na Peneda

No âmbito da sessão comemorativa do 51º aniversário do PNPG, assinalado a 9 de maio, foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal João Esteves, pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, e pela Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Carvalho, o Abrigo de Montanha da Peneda (Gavieira).

Este abrigo, no valor de 120 mil euros, resultou de uma parceria com a Confraria de Nossa Senhora da Peneda.

Em nota, a Câmara de Arcos de Valdevez disse que “com este projeto pretendeu-se a remodelação e beneficiação de um dos quartéis do Santuário para criar camaratas, espaços destinados a instalações sanitárias e cozinha comum”.

“O Santuário encontra-se agora dotado de um espaço que permite alojar os romeiros da Peneda, da Via Mariana, os turistas e os montanhistas do Parque Nacional Peneda-Gerês que escolham o local para a prática de escalada e outras atividades de montanha”.

Este abrigo tem capacidade para alojar 28 pessoas, repartidas por duas camaratas.

Com este projeto, o Município de Arcos de Valdevez prevê “aumentar a oferta” ao nível do alojamento dentro da área do Parque Nacional Peneda-Gerês, “contribuindo para a dinamização do Turismo de Natureza no concelho, bem como para a valorização do património cultural”.

Neste momento o Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Comissão de Cogestão do PNPG, João Esteves, referindo-se ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda, enalteceu o facto de nos encontrarmos “efetivamente num sítio onde o Património Natural e Cultural tem um dos seus maiores ícones.”

Dada a sua importância a vários níveis, a Câmara Municipal e a Confraria da Nossa Senhora da Peneda estão a desenvolver o processo de Classificação Nacional do Santuário da Nossa Senhora da Peneda.