Altominho.tv

Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe festeja meio século de existência

O Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe celebra este domingo, dia 8 de maio, o 50º aniversário da sua fundação.

Para comemorar esta data, haverá um programa simbólico durante a tarde de domingo, na Praça Deu-la-Deu Martins, em Monção.

A celebração inicia-se às 14h30, com homenagem aos elementos fundadores do Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe, seguindo-se, meia hora depois, um encontro de folclore entre o grupo aniversariante e um grupo convidado, o Rancho Folclórico da Correlhã, de Ponte de Lima.

Fundado em 1972, o Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe “tem como objetivo principal a preservação e valorização da tradição do povo de Merufe, promovendo, por onde passa, as suas vivências, usos e costumes”.

Com meio século de existência “é, sem dúvida, uma bandeira do concelho de Monção, erguida nos quatro cantos do mundo”, disse a autarquia.

A autarquia deu ainda nota que, por proposta da Comissão de Parecer e aprovação do Executivo Municipal, na reunião do dia 23 de fevereiro, o Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe foi distinguido, no dia 12 de março, feriado municipal, como Instituição de Mérito, medalha de prata, pelo contributo extraordinário à cultura popular.