Altominho.tv

Câmara de Caminha aumenta transferências correntes para as freguesias em 20%

A Câmara de Caminha decidiu, esta quinta-feira, aumentar em 20% as transferências correntes para as 14 freguesias do concelho, justificando a medida com as “circunstâncias excecionais como a da continuidade dos efeitos económico-sociais da pandemia de Covid-19”.

Em comunicado, a autarquia explicou que a medida pretende também responder ao “aumento exponencial de preços de matérias-primas e custos de bens e serviços provocados pelo conflito armado que tem assolado a Ucrânia”.

“Embora não tenhamos reunido ainda condições para fazer a transferência de competências para as nossas freguesias, não podemos deixar de continuar a apoiá-las nos mesmos termos de anos anteriores e incrementar esse auxílio, tendo em consideração os níveis de inflação e de disparo de preços que tem consumido o nosso quotidiano”, referiu o presidente da Câmara, Miguel Alves, citado na nota enviada à imprensa.

Além dos valores aprovados em reunião de Câmara, o “município já definiu os apoios a dar para a realização de investimentos e na componente de Educação, estando garantido que, este ano, as freguesias receberam 672 mil euros aos quais se poderão juntar subsídios pontuais para a realização de atividades e administração direta de um conjunto de obras”.

O autarca garantiu que “as transferências correntes agora aprovadas serão efetuadas já nos próximos dias, cumprindo com o adiantamento total dos montantes”.