Altominho.tv

Ultra Trail de Cerveira regressa no sábado com 600 participantes

Vila Nova de Cerveira acolhe, no próximo sábado, o VII Ultra Trail Cerveira. A edição 2022 da ‘Montanha Mágica’ é pontuável para o Circuito Nacional de Trail da Associação de Trail Running e, pela primeira vez, para o Circuito Regional de Trail da Associação de Atletismo de Viana do Castelo e parábola Troféu MUT SERIES.

Com um limite máximo de 600 participantes, evento vai contar com a presença de atletas nacionais, incluindo dois reconhecidos atletas da Seleção Nacional de Trail, Miguel Arsénio, atual campeão nacional de Ultra Trail, e Mariana Machado, ex-campeã nacional de Ultra Trail, e também com atletas de vários países, entre os quais, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Brasil, Venezuela e alguns países africanos.

O VII Ultra Trail Cerveira está dividido em três distâncias de caráter competitivo, um trail ultra com 45km, um trail longo de 21.2km e um trail curto de 15.5km. Há ainda uma caminhada com 12km.

O arranque da edição 2022 acontece às 07h30, com 160 atletas a descobrirem os seus limites, numa prova de superação como é o ultra trail de 45km. Considerada a prova principal, percorre os caminhos e trilhos de Vila Nova de Cerveira e as suas freguesias, com 3000 metros de desnível acumulado positivo, num tempo limite de conclusão de nove horas.

O trail longo de 21.2km, num desnível acumulado positivo de aproximadamente 1700 metros, com início às 09h00 e um tempo limite para concluir fixado nas sete horas, vai ser percorrido por 150 atletas.

Já cerca de 250 participantes vão desafiar-se no trail curto de 15.5km, num desnível acumulado positivo de aproximadamente 770 metros e um tempo limite de conclusão de cinco horas.

Cerca de 50 pessoas vão ainda desfrutar das paisagens de Vila Nova de Cerveira durante os 12km de caminhada. Todas as partidas e chegadas acontecem no centro histórico.

O evento é organizado pela EDV-VIANA TRAIL e Xlife Event, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.