Altominho.tv

Conferência recorda “Olhares sobre a emigração” nos séculos XIX e XX

A biblioteca municipal de Vila Nova de Cerveira vai acolher no sábado, às 15h30, a conferência “Olhares sobre a Emigração Cerveirense” nos séculos XIX e XX.

Em comunicado, o município adianta que a conferência será proferida pelo professor Henrique Rodrigues e contará com uma análise interpretativa protagonizada por quatro jovens estudantes, além de uma exposição documental, fotográfica e de material utilizado na época.

“Pelo vasto histórico de emigração registado no concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira decidiu avançar com uma iniciativa que suscitasse uma reflexão sobre a importância e impacto desse fenómeno na comunidade cerveirense, relembrando os movimentos migratórios portugueses, particularmente a emigração para o Brasil no século XIX e nas primeiras décadas do século XX, e para os países europeus, nomeadamente para França, na segunda metade do século XX”, explica a autarquia.

Após a conferência, às 16h30, vai ser inaugurada uma exposição sobre o mesmo tema no arquivo municipal e que estará patente até 28 de setembro.

“Olhares sobre a Emigração Cerveirense” nos séculos XIX e XX apresenta os dois fenómenos emigratórios para o Brasil e para França, “através de alguns documentos da época, como passaportes individuais e coletivos, requerimentos, bilhetes de vapor e processos de emigração de vários cerveirenses, de registos fotográficos de emigrantes e das suas famílias, entre outros materiais que recordam as memórias dos emigrantes, como por exemplo máquinas fotográficas ou malas de viagem”.

Há, ainda, algumas histórias de cerveirenses “que, graças à fortuna alcançada com a emigração, não esqueceram as origens e tornaram-se beneméritos ao dotar as suas freguesias com melhoramento de grande vulto, de distribuir quantias monetárias e agasalhos pelos mais pobres e mesmo de apoiar as crianças na aprendizagem escolar”.

Com o apoio do Município de Fafe e do Museu das Migrações, esta exposição é complementada com um conjunto de fotografias da autoria do reconhecido Gérald Bloncourt, o fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa em França, nos anos 60 e 70, tendo ficado célebre por um trabalho publicado no Journal Le Monde, de 25 de Abril de 1964, intitulado “Quase 100 mil trabalhadores portugueses instalaram-se nas ‘favelas’ de Paris”.