A “Demografia do Município de Vila Nova de Cerveira – Resultados Provisórios dos Censos 2021 em Debate” dá mote à primeira de várias conferências que a Câmara Municipal vai promover para delinear uma “estratégia municipal diferenciada”.
Em comunicado, a autarquia adiantou que o ciclo de conferências se integra “no novo projeto denominado “Em Cerveira, Acontece”.
“Considerada um dos maiores desafios mundiais, a questão demográfica, nomeadamente os desequilíbrios demográficos e as políticas de natalidade e de imigração, é o tema para o primeiro encontro”, na sexta-feira, às 18h00, no auditório da Biblioteca Municipal.
A iniciativa conta com a participação do presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, do professor doutor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, José Cunha Machado.
Com este projeto, a Câmara de Vila Nova de Cerveira, em estreita parceria com unidades de investigação ligadas ao setor, pretende “desenvolver um conjunto de cenários que permitirão construir projeções da população para as próximas duas décadas”.
Ainda de acordo com o município, deverá, por um lado, ser traçado um plano de ação de âmbito municipal que identifique ações e medidas que estão a ser adotadas e que favorecem a dinâmica demográfica concelhia e, por outro lado, apresentados desafios e linhas de ação orientadoras para o futuro.