Altominho.tv
MUNICÍPIO DE VALENÇA

Câmara de Valença adere à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

A Câmara de Valença aderiu à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, uma iniciativa criada no final do ano de 2020 pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).

A plataforma, que conta já com a adesão de mais de 140 municípios portugueses, procura consolidar a ligação e a cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, traduzindo-se numa rede de contacto e compromisso para a implementação de políticas reais de juventude.

O objetivo passa pela partilha de boas práticas, pela criação de estratégias e pela promoção de sinergias associativas e municipais, com uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem. 

Em comunicado, a Câmara de Valença adianta que a adesão à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude permitirá ao município receber apoio na “criação e otimização das ferramentas de participação e dos espaços de diálogo jovem, o que se irá traduzir na dinamização de planos de ação de políticas amigas da Juventude e de projetos que se adequem às suas intenções”.

“A pertença a esta rede, pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de Juventude estruturantes e sustentáveis, eleva o atual compromisso da autarquia valenciana com os jovens e as jovens do concelho”, sustenta a autarquia.

A Federação Nacional das Associações Juvenis representa 1.200 organizações de juventude e cerca de meio milhão de jovens em Portugal.