Viana do Castelo apresenta a programação “Páscoa Doce”, entre os dias 9 e 18 de abril, para assinalar esta época festiva. Durante este período, a Praça da República vai estar decorada com a temática da Páscoa e a cidade apresenta um roteiro doce que desafia vianenses e visitantes a provarem as iguarias das pastelarias locais.
O programa, organizado pela Câmara Municipal, Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e Diocese de Viana do Castelo, visa dinamizar a cidade e o concelho neste período.
“Tradicionalmente, no âmbito da vivência da fé das nossas populações, a Páscoa tem um tempo que a antecede mais pesaroso, de reflexão, mas é também um momento de alegria, de partilha e de convívio, o que é visível nas visitas do compasso pascal nas freguesias do nosso concelho, naquela que é a expressão do ressuscitar”, assegurou o vereador da Cultura na Câmara Municipal, Manuel Vitorino, citado no comunicado de imprensa.
O presidente da AEVC, Manuel Cunha Júnior, garante que o objetivo é também captar visitantes para o comércio tradicional, pelo que “foi pensado um roteiro doce pelas pastelarias e doçaria tradicional junto ao circuito de visitação do roteiro religioso pelas igrejas e capelas, que é já uma tradição de longa data em Viana do Castelo”.
“A Páscoa Doce tem a ver com esta divulgação do nosso comércio tradicional e da nossa doçaria. Temos um roteiro com 24 pastelarias e, no âmbito da certificação da Torta de Viana, teremos também uma ação promocional que acontece este sábado e irá contar com a presença dos seis fabricantes certificados”, indicou Cunha Júnior.
O responsável da Paróquia de Santa Maria Maior, padre Armando Dias, assegurou que, “após dois anos de Páscoa muito condicionada pela pandemia, o regresso das celebrações tem uma importância acrescida”. As paróquias vão seguir as recomendações da Conferência Episcopal e da Direção-Geral da Saúde (DGS), pelo que quem irá acompanhar a cruz nos diferentes compassos pascais irá de máscara e não haverá beijo à cruz, “apenas haverá uma inclinação à cruz e a oração, pelo que não se demorará muito tempo em cada casa para se evitar os contactos”.
A iniciativa arranca no próximo sábado, 9 de abril, às 10h00, com a Praça da República a receber a feira e workshop de palmitos. Nessa tarde, às 16h00, no Jardim Público, junto à Estátua de Viana, é promovida a iniciativa “Venha à Torta de Viana”, para degustação do doce típico vianense que foi recentemente certificado. Logo depois, às 18h00, a Porta Mexia Galvão, a poucos metros da praça rainha, recebe um concerto da Orquestra con Spirito.
No domingo, às 10h30, a Sé de Viana do Castelo acolhe a missa da Paixão, com bênção e procissão de ramos. Às 15h30, terá lugar o sermão do encontro, com a oração de vésperas e procissão do Senhor dos Passos a acontecer pelo centro histórico.
Na quarta-feira, 13 de abril, às 21h00, a Igreja da Sagrada Família recebe um concerto da Semana Santa, com o Coro Viana Vocale, Diogo Zão no órgão e Vítor Lima na direção.
Na quinta-feira Santa, 14 de abril, às 19h00, a Sé de Viana do Castelo recebe a missa vespertina da Ceia do Senhor, com lava-pés, apresentação das ofertas para os pobres e procissão do Santíssimo Sacramento.
Um dos pontos altos da Páscoa Doce é a visita às capelas, na quinta-feira Santa, entre as 20h00 e as 24h00. Trata-se de um roteiro religioso por 21 igrejas e capelas abertas ao culto. Nessa noite, às 21h30, a Igreja da Misericórdia recebe um concerto de Páscoa pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo.
Nos dias 15 e 16 de abril acontecem os Feirões da Páscoa na Praça da República, a partir das 10h00, com feira de doces típicos desta festividade religiosa e a participação de grupos folclóricos.
Na sexta-feira santa, às 21h00, acontece ainda a Via-Sacra, pelas principais ruas do centro histórico. Já no sábado de Aleluia, às 11h00, a Porta Mexia Galvão é palco de uma atuação da Big Band da Associação Musical – Zepam.
A programação inclui ainda a Queima do Judas, a 16 de abril, às 12h00, em Monserrate e, às 23h00, no Largo das Neves. No dia de Páscoa, 17 de abril, às 9h00, a Câmara Municipal de Viana do Castelo recebe o compasso pascal.
A programação encerra segunda-feira, dia 18, a partir das 12h30, com o Largo das Neves a receber a Páscoa a Três, com cerimónias e momentos de convívio. A “Páscoa a Três” é um conjunto de iniciativas que se desenvolve no período pascal nas comunidades que brindam na Mesa dos Três Abades – Barroselas, Mujães e Vila de Punhe. A programação conjuga a fé com a tradição e o profano, integrando o “Encontro das Cruzes, o “Brinde na Mesa dos Três Abades” e o “Hastear da Bandeira”.










