Altominho.tv
MUNICÍPIO DE VALENÇA

Investimento de 175 mil euros reabilita bairro social em Cerdal

A Câmara de Valença assinou o auto de consignação da empreitada de reabilitação do bairro social de Passos, na freguesia de Cerdal, num investimento de cerca de 175 mil euros.

Em comunicado, a autarquia explicou que a empreitada tem um prazo de execução de 180 dias, visando a “reabilitação do bloco habitacional, composto por seis fogos”.

Atualmente, o Bloco A do bairro social de Passos “encontra-se com graves patologias, principalmente ao nível de infiltrações na cobertura, fachadas, condições térmicas e acústicas deficientes, instalações sanitárias, pisos e carpintarias interiores em alguns fogos degradadas”, adianta a nota enviada à imprensa, acrescentando que o exterior das fachadas vai também ser alvo de obras, ao nível de isolamento térmico e substituição dos rufos da cobertura.

“Esta intervenção pretende criar melhores condições de habitabilidade e dignidade, de modo a melhorar a qualidade de vida destas famílias”, afirma o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, citado naquela nota.

A consignação enquadra-se na Estratégia Local de Habitação do município de Valença, que consubstancia uma candidatura ao 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. De acordo com a autarquia, trata-se da “primeira reabilitação de um conjunto de obras que irão decorrer em vários bairros sociais do concelho, num valor global de cerca de 2,1 milhões de euros”.

Este programa “promove um reforço da reabilitação urbana assente numa oferta habitacional mais diversificada e inclusiva, que passará também pelo alargamento do parque habitacional adequado à população mais vulnerável”, conclui o município.