Altominho.tv
MUNICÍPIO DE VALENÇA

Valença requalifica Núcleo Museológico

A Câmara de Valença avançou com a requalificação do Núcleo Museológico, para qualificar e capacitar o espaço e proporcionar melhores condições de visita e de preservação do espólio exposto.

Segundo a autarquia, trata-se da “primeira obra de fundo no interior deste espaço museológico” com quase 14 anos de atividade e a intervenção contempla, sobretudo, as salas temáticas da Fortificação Medieval, de Arqueologia e das Invasões Francesas.

Desde a inauguração a 20 de novembro de 2008, o Núcleo Museológico de Valença já recebeu 147.598 visitantes, oriundos de 80 países, sendo que as origens com mais visitantes, por ordem de registo, são Espanha, Portugal, França, Brasil, Grã Bretanha, Alemanha, Estados Unidos, Itália e Holanda.

O espaço museológico situado na Fortaleza de Valença “guarda e interpreta a memória histórica” do concelho e está constituído por uma sala de exposições temporárias, no rés-do-chão, uma sala que retrata a fortificação medieval, com uma maqueta à escala da época instalada no piso superior e uma sala de arqueologia que aborda a Proto-história, Idade da Pedra, Arte Rupestre, Época Romana e Idade Média. Réplicas de gravuras rupestres, de pelourinhos e peças originais de cerâmica e uma lápide romana são alguns dos principais atrativos.

Existe ainda uma sala intermédia, no piso superior, com uma maqueta que representa o cenário das Invasões Francesas e uma quarta sala onde se encontra o Centro de Recursos, um espaço de consulta de documentação dedicada ao núcleo.