Altominho.tv
MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ

Investimento de 850 mil euros vai requalificar margens do rio Vez

A Câmara de Arcos de Valdevez abriu concurso público para a requalificação de 7.600 metros quadrados da margem direita do rio Vez, num investimento de 850 mil euros.

Em comunicado enviado à imprensa, a autarquia adiantou que a execução da empreitada Ecoparque do Vez – requalificação das margens do rio Vez vai abranger “três leiras terraceadas e muradas, desde o parque de estacionamento do Largo do Cristina até ao Campo do Trasladário”.

“O espaço de continuidade ao longo do rio necessita de ser resgatado para uso dos arcuenses, integrando a ecovia do Vez e toda a marginal pedonal”, justifica o município liderado por João Manuel Esteves.

A ecovia do rio Vez desenvolve-se ao longo dos rios Lima e Vez, numa extensão total de 32,5 quilómetros. No rio Lima, pela margem direita, do limite concelhio, em Jolda S. Paio até ao lugar de Gândara, freguesia de Santar, passando pelas freguesias de Padreiro e de Távora. No rio Vez, pela margem direita, limitado a norte pela aldeia classificada de Sistelo e, a sul, pelo lugar de Prova, freguesia de Paço.

O projeto agora lançado a concurso público visa a “integração de um espaço verde de uso público na marginal urbana da vila que procurará trazer a população para o seu usufruto, complementando e interligando dois importantes locais da vida de Arcos de Valdevez, a praia Fluvial da Valeta e o Campo do Trasladário”.

A intervenção prevê a criação de “um espaço de fruição ao ar livre de lazer, uma área capaz de albergar eventos culturais, concertos, feiras, ou mesmo um festival, integrando também a ecovia, que irá permitir ter um percurso pela copa das árvores, junto às margens do rio Vez”.

Além de ser dirigido à população local, o projeto pretende ser “mais um atrativo para os visitantes”.

MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ