Altominho.tv

Empresas do Norte do país com apoios disponíveis para a qualificação

As inscrições para os micro e pequenos negócios que pretendam apostar na qualificação, estão já abertas.

A competitividade das empresas passa também pela forma como se posicionam no mercado, e por isso está em curso uma aposta na qualificação dos micro e pequenos negócios, na região Norte.

Marketing digital, técnicas de vendas, registo de marcas e patentes, logística e operacional, design de produto são apenas algumas das áreas nas quais as empresas podem receber ajuda através da In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, com sede em Arcos de Valdevez.

Segundo o coordenador de geral da In.Cubo, Francisco Araújo, já estão inscritas cerca de uma centena de micro e pequenas empresas que vão ter o apoio de consultores para melhorar os seus serviços.

“As inscrições continuam em curso para as empresas que queiram entrar neste projeto. São sempre apoios fundamentais em alturas de dificuldade para que os negócios possam continuar a responder às necessidades de mercado e para que continuem a desenvolver-se”, afirma.

Este programa de apoio insere-se no projeto EMERN-Q – Qualificação de Micro e Pequenos Negócios, que visa dar continuidade ao trabalho iniciado com o projeto anterior EMER-N – Empreendedorismo em Meio Rural, destinado a alavancar os negócios e as empresas criadas e para o qual estão destinados mais de 670 mil euros para investimentos.

A qualificação das empresas é agora o principal foco deste projeto, que pretende também aumentar a competitividade, a cooperação e potenciar a troca de conhecimentos e experiências entre os envolvidos, assim como aumentar a taxa de sobrevivência das empresas e o sucesso dos negócios criados, numa fase de maiores desafios, em consequência da crise sanitária e económica provocada pela COVID-19.

Nesta fase as empresas podem apresentar as suas candidaturas de forma a virem a usufruir de apoios para a qualificação dos seus negócios.

O EMERN-Q é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Norte 2020 e está dividido em dois territórios, alta densidade e baixa densidade.

Na Baixa Densidade a IN.Cubo lidera a parceria, enquanto que na Alta Densidade é o Instituto Empresarial do Tâmega que lidera.

A parceria junta ainda 7 ADLs – ADRIMINHO, DESTEQUE, CORANE, DOURO SUPERIOR, ADERSOUSA, ADRITEM e ADRIMAG e uma entidade de ensino superior o Instituto Politécnico de Bragança.

O investimento situa- se nos 416 272,80 euros para a parceria da Baixa Densidade e estima-se que venha a apoiar 180 empresas, e 372 492 euros para a Alta Densidade para apoiar 144 empresas.

O projeto é cofinanciado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e conta assim com um total de 670 450,08 euros para as duas parcerias.