Altominho.tv
MDOC

Prémio Jean-Loup Passek tem 5500 euros para os melhores documentários

Já estão abertas as candidaturas para o Prémio Jean-Loup Passek, promovido pelo Festival Internacional de Documentário de Melgaço (MDOC), uma iniciativa da Câmara Municipal e da Associação de Produção e Animação Audiovisual (Ao Norte). Até 20 de maio, podem concorrer documentários cinematográficos sobre os temas “identidade, memória e fronteira”.

Segundo o regulamento, as curtas, médias e longas-metragens documentais, que podem ser produzidas em qualquer país e com qualquer duração, “devem manifestar o ponto de vista do autor sobre aspetos relacionados com questões sociais, individuais, culturais ou de identidade”.

Os filmes serão analisados pelo júri constituído por personalidades do meio cultural e artístico e exibidos durante a oitava edição do Festival de Documentário de Melgaço, que acontece entre os dias 1 e 7 de agosto, altura em que serão anunciados os vencedores.

O vencedor na categoria de longa-metragem será distinguido com um prémio de 3000 euros, a melhor curta ou média-metragem receberá 1500 euros e o melhor documentário português arrecadará o prémio nacional, no valor de 1000 euros.

Os filmes a concurso ficarão também candidatos, automaticamente, ao Prémio D. Quixote, promovido pela Federação Internacional de Cineclubes, que atribuirá ao vencedor um diploma.

O Prémio Jean-Loup Passek homenageia o escritor e crítico de cinema francês. Jean-Loup Passek cruzou-se em França com dois emigrantes de Melgaço e acabou por desenvolver uma profunda relação com “o município mais a Norte de Portugal”. À sua morte, a 4 de dezembro de 2016, doou todo o seu espólio à vila do distrito de Viana do Castelo.