Altominho.tv
MUNICÍPIO DE MONÇÃO

Restaurantes de Monção já servem lampreia

A pesca da lampreia já arrancou no rio Minho e, durante mais de três meses, ganha lugar de destaque à mesa dos restaurantes da região. Em Monção, o ciclóstomo já está a ser servido em vários restaurantes.

Nos primeiros meses do ano, o município de Monção dá a conhecer um dos pratos “mais característicos da gastronomia local e minhota”. A “Lampreia à Moda de Monção” é “um prato de excelência confecionado com recurso a segredos culinários passados de geração em geração”, refere a autarquia na nota enviada à imprensa.

A lampreia do rio Minho é confecionada das mais variadas formas, desde as propostas tradicionais, como o arroz de lampreia ou a lampreia à bordalesa, a sugestões mais contemporâneas, como a pizza de lampreia, sushi, escabeche ou empanada.

Nos restaurantes do concelho, o prato é ainda “acompanhado pelos produtos vínicos da região de Monção e Melgaço, tais como o afamado vinho Alvarinho, e pela saborosa doçaria tradicional, onde pontificam as Roscas de Monção, uma das 7 maravilhas da doçaria nacional”.

A safra da lampreia começou no dia 3 de janeiro e prolonga-se até 16 de abril.