Altominho.tv

Espigueiros de Lindoso, em Ponte da Barca, são os mais visitados do País

Os espigueiros de Lindoso, situados na freguesia de Lindoso, em Ponte da Barca, são segundo a revista “VortexMag”, os mais visitados do país.

Segundo fonte da Câmara Municipal de Ponte da Barca, em média, são cerca de vinte mil os visitantes que, anualmente, viajam até Lindoso.

Para além dos turistas nacionais, os mercados privilegiados são a Espanha, a França, a Alemanha e o Brasil.

Situada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, classificada pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera, a freguesia possui 52 espigueiros que se estendem por uma vasta eira
junto ao Castelo.

Para além deste conjunto, na totalidade são cerca de 120 os que se encontram dispersos por vários lugares da freguesia.

São pequenos celeiros que constituem testemunhos da vida comunitária desta aldeia que se centrava nas eiras.

Lindoso é também conhecido pelo seu Castelo que foi palco de algumas das batalhas mais duras que, desde o reinado de Afonso III, afirmaram a independência de Portugal e que, nos dias de hoje, acolhe ainda o Núcleo Museológico.

Além dos espigueiros e do castelo, é possível observar uma pequena ponte medieval, várias calçadas medievais, o castro de Cidadelhe, os moinhos de água de Parada ou as eiras comunitárias.

Nas redondezas encontra ainda a deslumbrante paisagem da albufeira do Lindoso, onde se situa, também, a Barragem da Alto Lindoso, o maior e mais potente produtor hidroelétrico em Portugal.