Altominho.tv

Natal em Coura: há bandas de rua, uma pista de gelo, o arte em peças, teatro e cinema

Bandas de rua, uma pista de gelo, um parque de neve, insufláveis, teatro, cinema e o mundo maravilhoso das construções Lego para miúdos e graúdos no ‘Arte em Peças’, bem como as residências da ‘Escola de Rock’ fazem parte da programação do “Natal Encantado em Paredes de Coura”.

A instalação pública concebida por Madalena Martins sugere, a quem percorre a Rua Conselheiro Miguel Dantas, “linhas de luz quente” como só o calor de Natal nos traz, mas que também pode ser reforçado pelos sons e tons das bandas de rua como a Beira Brass Band que com percussão, tuba, trombone, saxofone e trompete trazem este sábado e domingo às ruas centrais de Paredes de Coura um repertório eclético que vai desde a música latina ao Funk, passando ainda pelo Hip Hop e algum dos mais conhecidos clássicos da pop-music.

Para o fim-de-semana de 18 e 19 de dezembro a animação de rua está entregue à Banda Rumtátá, que promete trazer para as ruas de Coura uma divertida mescla de músicas de circo, dixieland e números cómicos, tudo isto ilustrado com instrumentos raríssimos como o realejo e tábua de lavar roupa, mas também harmónicas, percussão, saxofone, magia, equilíbrio, malabares e números interativos com o público.

Por sua vez, os Irmãos Esferovite trazem a já habitual e contagiante aventura musical e circense às ruas de Coura no dia 24 de dezembro.

O público é convidado a entrar neste mundo poético e clownesco, participando ativamente no espetáculo dos Irmãos Esferovite que fazem de todas as performances momentos únicos e irrepetíveis.

O teatro também preenche estes dias de Natal em Paredes de Coura com o espetáculo-oficina de dança para famílias ‘Miocárdio’, pelas Comédias do Minho, no dia 12 de dezembro, na Caixa da Música, mas também com as oficinas sazonais de teatro Férias Mutantes, para participantes dos 12 aos 18 anos, entre 20 e 22 de dezembro.

Já o cinema vai preencher os dias 18, 19 e 22 no Centro Cultural com o blockbuster deste Natal, “Encanto”, da Walt Disney Animation Studios, estando também reservado para os dias 26 e 29 o filme “Sing 2”, a comédia musical produzida em computador pela Illumination.

Paralelamente a toda a esta animação, o Centro Cultural volta a acolher o Arte em Peças com uma ampla exposição composta por milhões de peças LEGO que dão vida a centenas de construções originais dos mais variados temas. Aqui, poderá apreciar-se uma cidade com mais de 80 metros quadrados, um pormenorizado diorama medieval, o templo de Santa Luzia em Viana do Castelo, o Castelo de Guimarães, a Livraria Lello no Porto, um navio de cruzeiro fluvial, construções Technic e duas estátuas gigantescas ligadas ao Natal, bem como dezenas de outras construções que dão cor a um mundo mágico para miúdos e graúdos.

As férias letivas de Natal também são aproveitadas para as Residências da Escola do Rock, entre 19 e 22 de dezembro, enquanto o centro da vila, no Largo Hintze Ribeiro, acolhe a Tenda Natal Encantado com circuito Wipeout, pista de gelo, parque de neve, globo de neve e insufláveis.

As compras também se podem estender pelo Mercadinho de Natal, no Largo Visconde de Mozelos, nos dias 23 e 24 de dezembro, com a particularidade de o comércio local recorrer a papel de embrulho alusivo à época, da mesma forma que a restauração no uso dos toalhetes a condizer numa iniciativa promovida pelo Município de Paredes de Coura. Já nas compras efetuadas na Loja Rural, há a oferta de um azevinho e de um saco de pano com diversos desenhos do concelho, estampado por alunos no âmbito do projeto Empreende Makers.

À semelhança de anos anteriores, o comércio de proximidade promove o concurso “Compre com Ternura, Compre em Paredes de Coura” como incentivo e valorização do trabalho dos comerciantes e produtores locais.