Altominho.tv
MUNICÍPIO DE MONÇÃO

Monção vence prémio Município do Ano com o programa “Monção Social”

O programa “Monção Social”, implementado pelo município de Monção, foi distinguido na categoria Região Norte, com menos de 20 mil habitantes, durante a 7.ª edição dos prémios Municípios do Ano.

A iniciativa da Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, tem como objetivo reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses, relevando os projetos que promovam o crescimento económico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental dos territórios.

O presidente da Câmara de Monção recebeu o galardão na cerimónia de atribuição dos prémios Municípios do Ano, que decorreu no Funchal, e assinalou com orgulho a importância do programa “Monção Social” junto da população mais desfavorecida do concelho, bem como o reconhecimento público que este alcançou a nível nacional.

“É um programa abrangente direcionado para os agregados familiares mais desfavorecidos que residem em Monção, os quais podem candidatar-se às medidas de apoio em qualquer momento. Os resultados indicam-nos que o programa é revelador daquilo que queremos para Monção: um concelho inclusivo e solidário”, sublinhou António Barbosa.

O programa “Monção Social” procura responder às necessidades sociais, económicas e de saúde da população, através da respetiva implementação junto das famílias mais carenciadas do concelho. É constituído por um conjunto de seis medidas de apoio social, nomeadamente comparticipação em medicamentos, apoio à integração em creche, apoio à vacinação infantil, apoio ao transporte de doentes não urgentes, apoio à recuperação de habitações degradadas e atribuição de bens de apoio.