Altominho.tv
SNS/IMAGEM ILUSTRATIVA

Primeiro balcão SNS24 do Alto Minho está a funcionar em Monção

Cerca de um ano depois de ter sido criado, o SNS24 Balcão, espaço que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), conta com o primeiro posto no distrito de Viana do Castelo. Está localizado no concelho de Monção e divide-se em dois balcões, um na freguesia de Mazedo e outro em Côrtes.

“As unidades do balcão SNS24 de Mazedo e Côrtes estão dotadas de colaboradores devidamente habilitados, disponíveis para colaborar com cidadãos desta área geográfica com pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet, e sem condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS”, explica a junta da União de Freguesias de Mazedo e Côrtes.

O serviço pode ser prestado de duas formas, pelo acesso facilitado e pelo acesso mediado, permitindo aos utentes, por exemplo, realizar teleconsultas, consultar exames, renovar a medicação crónica, avaliar e registar sintomas provocados pela Covid-19, agendar a vacina contra a Covid-19, emitir certificados de vacinação, realizar chamada para o SNS 24 e pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica.

“Os balcões SNS 24 de Mazedo e Côrtes representam um forte contributo na redução de desigualdades em literacia digital e na promoção da inclusão digital e social, visando promover e facilitar o acesso, a todas as pessoas, aos serviços digitais de saúde disponibilizados pelo SNS, de forma segura, eficiente e mais próxima”, destaca a nota enviada à imprensa.

Esta iniciativa resulta da parceria entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS), os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), a Junta de Freguesia de Mazedo e Côrtes e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho.