Altominho.tv
MUNICÍPIO DE PONTE DA BARCA

Ponte da Barca substitui iluminação pública por tecnologia LED

A Câmara de Ponte da Barca renovou a rede de iluminação pública do concelho com a substituição de mais de mil luminárias por tecnologia LED, num investimento superior a 200 mil euros.

Em nota enviada às redações, o município adiantou que a intervenção “permite reduzir consideravelmente os encargos financeiros anuais da autarquia”.

“A substituição das antigas luminárias da rede de iluminação pública permite aumentar o tempo de vida útil e durabilidade dos sistemas de iluminação, com importantes ganhos em termos de sustentabilidade económica e ambiental”, sublinha o presidente da Câmara, Augusto Marinho, citado no comunicado.

Segundo aquela autarquia, as zonas intervencionadas são sobretudo estradas, caminhos e vias urbanas, onde existe uma maior mistura de luminárias tradicionais com várias potências, tendo-se procedido à substituição de mais de 1050 lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão (VSAP) e de vapor de mercúrio (VM) por tecnologia LED, mais eficiente em termos energéticos.

A obra, adjudicada à entidade Amener Eficiência Energética SA, decorreu no âmbito da candidatura “Beneficiação dos Sistemas de Iluminação Decorativa e Pública do Município de Ponte da Barca” – NORTE-03-1203-FEDER-000104, aprovada na sequência do aviso NORTE-03-2017-42 – Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local.

O investimento total de 204.415,48 euros, elegível na sua totalidade, teve uma comparticipação FEDER na ordem dos 95%, nomeadamente 194.194,71 euros, na modalidade de subvenção reembolsável.