Altominho.tv

Desgarrada vai ser estrela em Paredes de Coura com quadras de jovens entre os 10 e os 12 anos

No Alto Minho, o Canto ao Desafio está na moda e esta tradição parece ter o seu futuro assegurado.

A prová-lo está o facto de existirem cerca de 200 jovens, só na região do Alto Minho, que decidiram aprender as técnicas desta arte (também designada por Desgarrada) e que agora têm tido a oportunidade de mostrar o que valem.

No próximo domingo, dia 7 de novembro, é a vez da sede da ADASPACO -Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Paredes de Coura receber, às 16h00, a Tour de Concertos “De Repente, Canta a Gente”, na qual jovens entre os 10 e os 12 anos, do agrupamento de escolas deste concelho, vão revelar a sua perícia na arte da rima e do improviso, lado a lado com Augusto Canário, Daniel Sousa e Carminha dos Arcos.

A entrada é gratuita e sujeita a reserva prévia de bilhete(s) junto do referido espaço.

Este concerto integra a iniciativa “De Repente, Canta a Gente”, que consiste num programa inédito de captação de talentos, que pretende divulgar e ensinar aos jovens da região esta forma de canto tradicional.

Depois de terem sido alvo de ações de capacitação, lideradas pelo cantador Augusto Canário, os participantes integram agora uma tour que engloba uma série 10 concertos, que vão mostrar, em cada um dos dez concelhos do Alto Minho, os novos talentos do Canto ao Desafio.

Os concertos, um por cada concelho do Alto Minho, vão decorrer até 21 de novembro, sendo que no final deste mês terão lugar dois grandes eventos: uma conferência e um concerto final, ambos no Centro Cultural de Viana do Castelo, que reunirão um conjunto alargado de cantadores e especialistas em repentismo oriundos de várias regiões do país, que serão desafiados a cantar quadras soltas.

O projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), e a sua ação envolve os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.