Altominho.tv

ACIAB promoveu um encontro de empresários no âmbito do Projeto COOPQALL

A ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, promoveu um encontro de empresários no âmbito do Projeto COOPQALL.

Em nota, a ACIAB informou que “no âmbito do Projeto COOPQALL – Coopetição e Qualificação do Interior do Vale do Lima, realizou-se um Seminário com o formato Think Tank, subordinado ao tema “Promoção de Produtos locais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca”, que teve lugar no dia 28 de outubro, nas instalações da ACIAB”.

Participaram neste evento, empresas do setor de restauração, dos produtos locais e produtores de vinhos.

Estiveram ainda presentes, a direção das duas entidades parceiras do Projeto Coopqall, ACIAB e AEPL, o Coordenador do Projeto, Francisco Peixoto Araújo, Vice-presidente Executivo da ACIAB e João Soares, responsável pela empresa de consultoria Multisector.

António Marques Campos, Presidente da Direção da ACIAB, frisou que “este tipo de iniciativas são muito importantes para o dinamismo empresarial e da região do Minho Lima, e que esta parceria contribuiu para impulsionar a cooperação e coopetição através a implementação de boas práticas na adoção de estratégias para evolução das empresas e da economia da região”.

Nuno Armada, Presidente da AEPL, realçou “a importância da parceria das duas entidades centenárias, que facilita uma melhor interação entre empresas, contribuindo desta forma, para o desenvolvimento da economia dos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima”.

Francisco Peixoto Araújo, Coordenador do Projeto, enalteceu “as vantagens da parceria realizada entre a ACIAB e AEPL, que decidiram elaborar um projeto conjunto para os três concelhos, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, cujo objetivo é apoiar a qualificação conjunta do tecido empresarial do Interior do Vale do Lima, através da valorização da oferta gastronómica, turística e cultural”.  

Com este projeto, a empresa “tem a oportunidade de beneficiar de novas técnicas inovadoras com a implementação de ferramentas que as orientará para alcançar novos mercados nacionais, europeus e outros mercados internacionais”.

João Soares, representante da Multisector, apresentou aos participantes as linhas orientadoras do CoopQall, de forma pormenorizada, convidando-os de seguida para uma discussão aberta, para exporem as suas ideias com o objetivo de identificar oportunidades que possam ser valorizadas a nível económico no curto prazo no âmbito do tema.

Os empresários participantes neste evento, dividiram-se em dois grupos de trabalho, para discussão dos seus negócios, “tendo partilhado experiências e ideias/contributos muito enriquecedores para o alavancar deste projeto”, disse em nota a ACIAB.

A ACIAB e a AEPL “irão realizar mais eventos neste formato para a evolução do tecido empresarial e da região do Minho Lima”.