Altominho.tv

Feira dos Santos está de volta a Cerdal

Feira dos Santos, que se realiza há mais de 260 anos em Cerdal, em Valença, e que atrai milhares de visitantes, muitos da Galiza, está de regresso. Após um ano de paragem devido à pandemia de Covid-19, arranca no dia 31 de outubro e prolonga-se até 2 de novembro.

Em comunicado, o município de Valença adianta que mais de 400 tendas de roupa, calçado, produtos do campo, animais, maquinaria agrícola e gastronomia tradicional vão preparar-se para receber milhares de visitantes portugueses e espanhóis durante três dias.

feira decorre, anualmente, no Terreiro de São Bento da Lagoa, na freguesia de Cerdal, nos dias 1 e 2 de novembro, mas este ano vai ter início um dia mais cedo. A segunda-feira, 1 de novembro, é o dia principal da feira dos Santos e no dia 2 ocorre a feira das trocas, que como o nome indica permite trocar os produtos adquiridos na véspera que por alguma razão não serviram.

Considerado o “evento de outono por excelência na euroregião Galiza-Norte de Portugal”, a edição de 2021 vai ter ainda como atrativos a venda dos pericos dos Santos (pequenos frutos típicos do concelho), as castanhas, as corridas de cavalos, as tasquinhas, os petiscos e os cantares ao desafio.

Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e de 1 de novembro, a feira dos Santos seja o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais. Nas tasquinhas animam-se as noites ao som das concertinas e das cantigas à desgarrada.

As corridas de cavalos, em passo travado, são outros dos pontos altos do programa da romaria. A iniciativa decorre no dia 1, a partir das 14h30, na pista das corridas onde os cavalos garranos dão um colorido especial à feira do gado, que conta ainda com animais bovinos, caprinos e ovinos.