Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Aprovada candidatura para criação do Centro de Interpretação de São Bartolomeu dos Mártires

A Câmara de Viana do Castelo informou ter sido aprovada a candidatura submetida ao programa Norte 2020 que vai permitir a criação do Centro de Interpretação de São Bartolomeu dos Mártires, num investimento de 160 mil euros.

Em comunicado, a autarquia explicou que o novo espaço vai nascer da reabilitação e valorização de património da ala de Nossa Senhora do Rosário, no convento de São Domingos.

O investimento vai assim contar com uma comparticipação comunitária de 85%, sendo que a autarquia concede um apoio financeiro de 90 mil euros “para obras de conservação de retábulos, requalificação e adaptação de espaços e projeto museológico com equipamentos necessários do Centro de Interpretação S. Bartolomeu dos Mártires”.

O projeto, da autoria da paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, conta com apoio e acompanhamento do município e da Direção-Geral de Cultura do Norte (DGCN).

Aclamado pelo povo como o “Arcebispo Santo”, pai dos pobres e dos enfermos, Frei Bartolomeu dos Mártires está sepultado no altar da Igreja de São Domingos, templo que mandou construir em 1561 para favorecer os estudos eclesiásticos e a pregação.

Em 2019, o Papa Francisco assinalou no Vaticano a canonização de frei Bartolomeu dos Mártires, que apresentou como “grande evangelizador e pastor”.