Altominho.tv

Politécnico de Viana do Castelo abre 2ª fase de candidaturas a cursos técnicos

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai iniciar, na segunda-feira, a segunda fase de candidatura aos 23 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) criados para irem “ao encontro das reais necessidades do mercado de trabalho.

Em comunicado hoje enviado às redações, o IPVC adiantou alguns dos novos CTeSP são nas áreas das Indústrias Biotecnológicas e Mecânica Automóvel, criados “em parceria com as empresas como a farmacêutica Zendal e com a In.Cubo, entre outras que se associaram aos cursos de forma a garantir a componente prática em contexto real de trabalho”.

O CTeSP na área da indústria biotecnológica, com 30 vagas, visa responder às necessidades da farmacêutica Zendal, que tem em construção, em Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo a sua a nova fábrica, num investimento de 15 milhões de euros, deverá começar a produzir vacinas em dezembro.

Com sede em Porriño, na Galiza, a Zendal é uma das empresas espanholas que está envolvida no desenvolvimento de vacinas contra a covid-19.

“A falta de recursos humanos qualificados fez com que o IPVC acedesse ao desafio do grupo farmacêutico espanhol Zendal para a criação de um CTeSP na área da indústria biotecnológica”, informou anteriormente a instituição de ensino superior, sublinhado que o curso, que vai ser ministrado na Escola Superior Agrária (ESA), localizada em Ponte de Lima.

Os alunos que frequentarem este curso “vão sobretudo desenvolver competências para participar, gerir e controlar operações de fabrico e controlo da qualidade de produtos farmacêuticos, biotecnológicos e afins, organizando a operação, arranque e paragem dos processos, instalações e equipamentos, no cumprimento das normas de segurança, prevenção de riscos e proteção ambiental”.

No final, “podem integrar os quadros intermédios de empresas dos setores farmacêutico, alimentar e outras indústrias de base biotecnológica ou onde a manipulação ou o controlo de produtos ou culturas de origem biológica seja realizado”.

O curso tem duração de dois anos, sendo que o segundo será de estágio no grupo espanhol.

Já o novo curso da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) em Mecânica Automóvel vai funcionar em Arcos de Valdevez, numa parceria com a In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras. Este curso vai formar técnicos aptos a conceptualizar, executar, supervisionar e gerir operações de processos industriais que prestem serviços na área da tecnologia mecânica e automóvel.

A In.Cubo, na freguesia de Guilhadeses, em Arcos de Valdevez. Criada em 2007, aquela incubadora de iniciativas empresariais é participada pela Câmara de Arcos de Valdevez, pelo IPVC e pela Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (ACIBTM).

Além daqueles cursos, o IPVC tem ainda vagas disponíveis para os cursos de Artes e Tecnologia, Ilustração e Produção Gráfica, Cuidados Veterinários, Gestão de Empresas Agrícolas, Fruticultura, Viticultura e Enologia, Turismo Rural e de Natureza, Construção e Reabilitação, Desenvolvimento Web e Multimédia, Gestão Hoteleira, Manutenção Mecânica, Mecatrónica, Qualidade e Segurança Alimentar, Sistemas Eletrónicos e Computadores, Gestão e Melhoria Contínua nas Empresas, Transportes e Logística, Treino Desportivo e Trabalhos em Altura e Acessos por Cordas.

A segunda fase de candidaturas termina no dia 26.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTeSP e outras formações de caráter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).