Altominho.tv

Município apoia a agropecuária de Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez está a apoiar o setor agropecuário do concelho.

Em nota divulgada hoje, a autarquia referiu que “considerando a importância do setor agropecuário na economia de Arcos de Valdevez, ao nível da criação de emprego e rendimento e do contributo para a fixação e atração de pessoas e investimento, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a apoiar os produtores de gado bovino, caprino e ovino, comparticipando em metade do valor os custos com a vacinação dos animais. Com este apoio a autarquia procura incentivar a produção pecuária, reforçando a coesão económica e social das populações do concelho”.

O protocolo de colaboração assinado com a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca tem o valor global de 42.500 euros, e, através desta formalização caberá à mesma a gestão do processo relativo aos pagamentos aos produtores.

Atualmente o concelho possui cerca de 1600 explorações de gado, sendo 839 explorações de bovinos e 767 de ovinos/caprinos.

A atividade agropecuária “é essencial à vitalidade do mundo rural uma vez que assegura um conjunto de fatores ambientais, económicos e sociais, primordiais para a fixação e desenvolvimento económico das populações rurais”, disse ainda a autarquia.

Nos últimos tempos, o Município “tem desenvolvido um conjunto diversificado de iniciativas de valorização, promoção, apoio e incentivos às diversas atividades económicas do concelho, e, dadas as características do território, onde a atividade pecuária tem significativa expressão e assume a maior importância na sustentabilidade da economia rural, na manutenção e preservação da paisagem rural e de algumas raças autóctones, para além do papel essencial que representa na gestão do território, este protocolo reveste-se de grande importância para os produtores locais e para o setor da restauração, comércio e turismo”.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • la boulangerie
  • la  boulangère
  • Machiko
  • rue des Barres
  • l'hélice
  • Things in Glocca Morra
  • the stylish man
  • anybody got a coffee?
  • after the battle