Altominho.tv

Ciclo de Polinização leva música clássica a Paredes de Coura

Paredes de Coura vai acolher mais um fim de semana do Ciclo de Polinização Musical, um projeto que, desde junho, tem trazido música a este município e desta vez será dedicado à música clássica.

Um Tributo a Zeca Afonso, pela junção improvável de uma marimba e um violoncelo, é o que propõem Márcio Pinto e Catarina Anacleto esta sexta-feira, pelas 22h00, na Capela do Espírito Santo, no arranque da iniciativa.

Já no sábado, pelas 22h00, a Capela do Espírito Santo será palco de uma viagem pela música brasileira do século XX. Heder Dias vai apresentar um concerto de guitarra clássica e o projeto “Música brasileira para guitarra”, traçando um breve panorama da música para este instrumento durante o século XX no Brasil, através de obras de diferentes movimentos musicais e importantes compositores, como Heitor Villa-Lobos e Radamés Gnattali.

Por sua vez, Viana D’arcus Ensemble traz, no domingo, a evocação do centenário do nascimento do compositor e bandoneonista Astor Piazzolla, que revolucionou o tango tradicional ao criar o chamado Nuevo Tango, incorporando elementos do jazz e da música clássica. Com início pelas 18h00, o concerto “100 anos de Piazzolla” terá também lugar na Capela do Espírito Santo.

O Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura é uma iniciativa do município de Paredes de Coura, em parceria com a Associação Cultural LANDRA e a Associação Porta-Jazz, desenvolvida no âmbito da candidatura Programação Cultural em Rede – Património Cultural NORTE.

Ao longo de nove fins de semana, desde junho a outubro, a iniciativa propõe workshops e concertos de música clássica, jazz e tradicional.