Altominho.tv

André Paulino de 20 anos concorre para dar “uma cara” ao Chega em Valença

André Paulino, de 20 anos, a finalizar a licenciatura em história, vai concorrer pelo Chega à Câmara de Valença para dar “uma cara” ao partido na segunda cidade do Alto Minho e chamar “mais jovens” para a vida política.

“A nossa candidatura está extremamente otimista. Vamos aceitar, humildemente, a decisão dos valencianos, mas atrevo-me a dizer que, independentemente do cargo que nos atribuírem, seja ele o primeiro, seja a de vereador, o que queremos fazer, acima de tudo, é dar uma cara ao Chega em Valença”, afirmou hoje à agência Lusa, André Paulino.

O jovem, natural do Funchal, Madeira, reside no concelho de Viana do Castelo e escolheu Valença para iniciar o seu percurso político por considerar ser “um exemplo perfeito de uma cidade modelo que pode dar muito mais”.

“É uma cidade jovem, dinâmica que tem potencial para muito mais, com os líderes e as medidas certas e uma população que está disposta e, caso nos dê uma oportunidade, verá os resultados de que beneficiarão todos”, disse o representante da juventude do Chega no distrito de Viana do Castelo.

O candidato do Chega à Câmara de Valença adiantou que “desde cedo” quis entrar no mundo da política e que “o principal motivo” que o moveu a avançar com a candidatura às autárquicas de setembro “foi o desejo de querer ver mais jovens na política”.

“Portugal é um país que, infelizmente, está cada vez mais envelhecido e sinto que os jovens não têm a representação que deveriam ter, o que retira dinamismo à política “, sustentou.

André Paulino disse que o partido tem um “plano de desenvolvimento para Valença que assenta numa visão estratégica que contempla a coesão social, a vitalidade económica, sustentabilidade ambiental e o reforço da transição digital”.

Além do candidato do Chega, concorrem às eleições autárquicas Manuel Lopes pelo PSD, José Manuel Carpinteira pelo PS, António Dias pelo Nós, Cidadãos!, José Monte pelo Movimento independente Fortalecer Valença, apoiado pelo CDS-PP, e Paula Gomes pela CDU.

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD alcançou 57,29% dos votos e cinco mandatos e o PS 33,14%, garantindo dois lugares no executivo municipal de Valença. A CDU contou 3,22 % dos votos e o CDS-PP 2,65%.

As eleições autárquicas decorrem dia 26 de setembro.