Altominho.tv

Encontro Luso-Galaico junta Orfeão Limiano e Ideal Clube de Fado em Ponte de Lima

O Parque de Exposições da Expolima, em Ponte Lima, vai ser palco do concerto “Trobadores & Soldadeiras”, que esta terça-feira, pelas 21h00, junta o Orfeão Limiano e o Ideal Clube de Fado.

Para além de músicas do seu repertório, o Orfeão Limiano vai apresentar o tema “Quem quiser que o carro cante”, com arranjo de Tiago Simães. O Ideal Clube de Fado sobe ao palco com as fadistas Ana Ferreira e Isa de Castro, acompanhadas por Ricardo Pons na viola, Rui Beirão na guitarra portuguesa e Sérgio Marques na viola baixo, para “uma viagem de redescoberta e reinvenção da música de raiz luso-galaica”.

O concerto realiza-se no âmbito do Encontro Luso-Galaico, um projeto de programação e intervenção cultural no território do Minho com uma série de oficinas e concertos musicais em itinerância pelo Alto Minho, e que se apresentará em Braga no festival de música Sons do Noroeste, a acontecer entre os dias 26 e 29 de agosto.

Partindo da música de raiz tradicional minhota recolhida pelos seus recantos por diferentes etnomusicólogos e melómanos, foram selecionadas 11 canções tradicionais que foram recriadas e musicadas para serem ensaiadas e apresentadas ao vivo por coros e com o acompanhamento de um ensemble profissional do dirigido pelo Projecto Cardo, constituído por quatro instrumentistas e cinco cantores.

O processo criativo envolve uma equipa de músicos profissionais e amadores de todo o território do Alto Minho, Braga e Porto e está a ser registado em fotografia e vídeo, com o objetivo de criar um pequeno documentário.

O projeto é co-financiado pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia através do fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), contando com a Fundação Consuelo Vieira da Costa, a Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações (AMTC), a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e o município de Braga como parceiros.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • la muchacha du Louvre
  • happy hour
  • le senior des Panoramas
  • a touch of Africa
  • abysmal tale
  • la boulangerie
  • la  boulangère
  • Machiko
  • rue des Barres