Altominho.tv

Politécnico de Viana do Castelo une 10 indústrias em projeto solidário para levar a cultura ao palco

Docentes e ex-alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), músicos, artistas e empresários das áreas do espetáculo e do equipamento do Norte, criaram um projeto-piloto que vai ser apresentado publicamente esta quinta-feira.

Em nota enviada às redações, o IPVC explicou tratar-se do projeto Dryas “que pretende demonstrar que a cooperação colaborativa entre instituições pode manter vivos os organismos industriais e artísticos”.

Segundo o IPVC, o ‘design’, arte, música erudita, teatro e literatura deram as mãos e consumaram o casamento perfeito em cima do palco do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo”.

O “projeto-piloto de investigação junta vários setores do meio artístico-cultural-empresarial e só foi possível pelo empenho, força de vontade e solidariedade de todos os intervenientes, uma vez que todos os participantes trabalharam de forma voluntária para o produto final”.

“Este é um projeto colaborativo que exigiu imenso empenho e que resultou numa produção de áudio, vídeo, musical, teatral e de design absolutamente único”, assume a professora de Design da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPVC e investigadora do CIAUD, Liliana Soares, que lidera o projeto com o também professor de Design do IPVC e investigador Ermanno Aparo.

O objetivo do Dryas, que resultará também num documentário, é avançar com um segundo projeto. “O Dryas pode tornar-se uma referência para a construção de percursos de cooperação que promovam o desenvolvimento da economia em plataformas partilhadas entre a indústria e a cultura, propondo o que melhor pode representar o país”, refere Ermanno Aparo.

O professor espera que, no futuro, “o projeto possa ser apresentado em eventos ao vivo, em contacto direto com o público, dando ainda mais valor ao que o palco tem de extraordinário: o contacto com as pessoas”.

O espetáculo de promoção vai ser apresentado publicamente esta quinta-feira, pelas 19h30, em formato online, através do YouTube.