Altominho.tv

“Ponte de Lima à Mesa” incentiva restauração a descobrir pratos tradicionais

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Confraria do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, realizou quatro ações de capacitação dirigidas ao setor da restauração do concelho.

Nestas ações estiveram presentes 14 restaurantes e 6 produtores de vinho.

Em nota, a autarquia referiu que “estas ações, que tiveram como objetivo capacitar e incentivar a restauração a (re)descobrir pratos tradicionais e a inclui-los nas suas ementas sazonais, decorreram na Clara Penha – Casa dos Sabores, local desde sempre ligado à promoção e valorização da gastronomia limiana, designadamente do Arroz de Sarrabulho”.

Coube ao conceituado Chef Marco Gomes a confeção de 18 pratos tradicionais, fruto de uma recolha “exaustiva” de receitas junto de afamadas cozinheiras do concelho, de populares e, ainda, de receituários das casas nobres, levada a cabo pelo Prof. Doutor Álvaro Campelo, Antropólogo e professor universitário.

Para além das ações de capacitação, realizadas no âmbito da candidatura NORTE-02-0853 FEDER-000094 – “Minho – Região Europeia de Gastronomia”, será apresentado em breve um livro intitulado “Ponte de Lima à Mesa: contributos para uma carta gastronómica do território”, da autoria do Prof. Doutor Álvaro Campelo e a editar pelo Município de Ponte de Lima, onde constam 100 receitas tradicionais e, ainda, um Website com as receitas e vídeos da confeção das mesmas efetuadas pelos Chefs Bruno Rodrigues, Samuel Barros e Luís Lima.

A Câmara de Ponte de Lima disse ainda que irá dar “continuidade” ao projeto “Ponte de Lima à Mesa”.