Altominho.tv

Fortalezas da raia lançam concurso para promover património e aproximar as populações

Os municípios de Valença, Almeida, Elvas e Marvão, envolvidos na criação da Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia que será inaugurada em breve, lançaram um concurso que pretende “aproximar as populações a este património cultural da raia luso-espanhola”. As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de setembro.

Em comunicado, a autarquia de Valença adianta que o concurso FAR Play procura “promover uma participação ativa, pedagógica e enriquecedora em torno deste património, através de diferentes manifestações artísticas: Urban Sketching, Fotografia, Artes Performativas, Criação Literária, Instalação Artística e Práticas Gastronómicas”.

As candidaturas são individuais ou por equipa até quatro elementos, sendo abertas “a todas as faixas etárias, talentos artísticos ou graus de experiência em projetos similares”.

Todos os concorrentes terão a ajuda de especialistas e artistas nacionais com a concretização de seis masterclasses online e gratuitas relativas às seis áreas artísticas a concurso, contando com André Letria da “Pato Lógico”, Pedro Neves da “Red Desert”, Bernardo Gramaxo da “The Takes”, Ricardo Garcia da “Ondamarela”, a escultora Maria Leal da Costa e o crítico gastronómico Fortunato da Câmara. Estes especialistas integram o júri do concurso, composto ainda por um representante do Turismo de Portugal e pelo professor da Universidade de Évora, Jorge de Oliveira.

Segundo a organização, o vencedor ou equipa vencedora de cada um dos seis desafios poderá ganhar um passe “Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia”, que contempla a estadia de um noite em um dos quatro municípios integrantes da rota, com visita guiada à respetiva fortaleza. Já o vencedor ou equipa vencedora de cada desafio a concurso em cada município será premiado com um vale presente no valor de 50 euros, a utilizar em materiais ou experiências artísticas à escolha nas lojas FNAC, Bertrand, Papelaria Fernandes ou Mimo Cook.

Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia pretende ser “um produto turístico patrimonial de interpretação e valorização de um legado histórico único, da raia portuguesa”.

Valença, Almeida, Marvão e Elvas dão corpo à candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a património mundial, junto da UNESCO. A criação desta rota vai permitir uma melhor interpretação, valorização e projeção deste legado patrimonial.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • la boulangerie
  • la  boulangère
  • Machiko
  • rue des Barres
  • l'hélice
  • Things in Glocca Morra
  • the stylish man
  • anybody got a coffee?
  • after the battle