Altominho.tv

Monção recebe Encontro Luso-Galaico “Trobadores e Soldadeiras” no sábado

A Praça da República, em Monção, recebe, no sábado, o Encontro Luso-Galaico “Trobadores e Soldadeiras”, com a participação do Grupo Coral de Santo António, de Riba de Mouro, e do “Ideal Fado”, grupo que desenvolveu projetos musicais com associações monçanenses.

Segundo a Câmara de Monção, o espetáculo promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho com o apoio do município tem como objetivo “valorizar a herança cultural portuguesa e galega” e “focaliza-se no reforço cultural e etnográfico dos dois povos, propondo uma atenção renovada sobre a herança de séculos de uma história comum”.

“Procura, igualmente, enaltecer a riqueza imaterial da sonoridade e da língua desta região transfronteiriça, visando, em paralelo, a criação de um esforço coletivo que garanta a expansão deste vasto e interessante património, através da produção de novos temas e interpretações geradas no seio das comunidades locais”, lê-se na nota enviada à imprensa.

Com início às 21h00, o evento é aberto ao público e garante “todas as condições de segurança, cumprindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde”.

Além do espetáculo, a iniciativa incluiu a dinamização de oficinas de trabalho com o grupo “Ideal Fado”, nas quais participaram elementos da Filarmónica Milagrense – Associação Cultural Recreativa e Social, da Associação Recreativa Cultural “Os Teimosos”, da Associação Cultural Lá-Mi-Ré e do Grupo de Teatro Amador de Mazedo Tuka Tuka.