Altominho.tv

Viana do Castelo reforça segurança para acolher lançamento do novo Erasmus+

O presidente da Câmara de Viana do Castelo afirmou hoje que o lançamento europeu do Novo Programa Erasmus+, que vai decorrer na sexta-feira no centro cultural, vai implicar reforço de segurança na zona ribeirinha da cidade.

Por motivos de segurança, o autarca socialista, José Maria Costa, adiantou que “existirão diversos condicionamentos e interdições junto à marginal da cidade, na quinta e na sexta-feira”.

“Naturalmente, sempre que decorrem iniciativas com a presença de representantes de governos europeus e membros da União Europeia (UE) há um conjunto de requisitos de segurança que são tomados pelas forças policiais para acautelar que não tenhamos nenhuma situação anormal”, explicou.

Nesse sentido, disse, “tudo o que está na envolvente do centro cultural está sujeito a um escrutínio maior do ponto de vista da segurança, para garantir que os participantes, quer sejam estudantes europeus, quer sejam representantes dos Estados-membros, comissários, membros dos governos possam trabalhar à vontade, sem nenhum sobressalto”.

Serão permitidos os acessos a algumas atividades que estão situadas na Docapesca, mas é vedado o estacionamento junto ao navio Gil Eannes. Em alternativa, os carros poderão ficar estacionados gratuitamente no parque do Campo da Agonia, “que disponibilizará mais um piso”, acrescentou.

José Maria Costa, que falava aos jornalistas no final da reunião extraordinária do executivo municipal, disse que o vice-presidente da União Europeia e a comissária europeia da Ciência são algumas das personalidades que marcarão presença naquele momento integrado na presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Segundo o autarca, o encontro, que começa as 11:00 e termina cerca das 16:30, incluirá, entre outras iniciativas, o lançamento do novo programa do Corpo da Solidariedade Europeia.

O programa para 2021-2027 do Novo Erasmus+, programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto, “coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática e passa a dispor de quase o dobro do financiamento do programa anterior (2014-2020)”.

O programa “apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa”.

Também “apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a cooperação europeia na área da educação e formação, executa a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 e desenvolve a dimensão europeia do Desporto”.

O lançamento oficial a nível europeu do Novo Erasmus+ realiza-se no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) e é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ministério da Educação e Comissão Europeia, com o apoio da Câmara de Viana do Castelo.