Altominho.tv
MUNICÍPIO DE VALENÇA

Valença requalifica Cruzeiro do Senhor dos Caminhos

O município de Valença informou esta terça-feira que o Cruzeiro do Senhor dos Caminhos, na freguesia de Fontoura, considerado “um dos principais símbolos do Caminho Português para Santiago”, foi alvo de uma intervenção.

O nicho com o Senhor dos Caminhos foi “protegido com películas anti-raios UV e com um novo sistema de iluminação LED” e foi também colocada “nova sinalética interpretativa explicativa do traçado e da importância deste cruzeiro”, refere a autarquia em comunicado, acrescentando que está também “prevista a produção de um desdobrável multilingue”.

“Esta intervenção pretende dignificar um espaço memória para os peregrinos que já tinha sido objeto de uma grande obra em 2006, a cargo da Deutsche St. Jakobus – Gesellschaft (Sociedade Alemã do Apóstolo Santiago). Por essa época recuperou-se o cruzeiro do Nosso Senhor dos Caminhos e criou-se a atual estrutura de proteção”, sustenta o município.

A obra de requalificação decorreu no âmbito do Plano de Ação Piloto dos Caminhos de Santiago do Alto Minho, através da Pilot Action do projeto CultRing, financiado pelo programa Interreg Europe.