Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo investe 268 mil euros na segurança balnear

A Câmara de Viana do Castelo assinou um protocolo com a Associação de Nadadores Salvadores Coordenada Decimal, no valor de mais de 268 mil euros, para garantir a segurança balnear na costa do concelho.

Em comunicado, a autarquia adiantou que o protocolo abrange “as praias marítimas e fluviais de Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Cabedelo/Luziamar, Rodanho, Amorosa 1, Amorosa 2, Castelo de Neiva, Argaçosa e Foz do Lima, durante a época que decorre entre 12 de junho a 12 de setembro”.

Pretende “salvaguardar a segurança dos utentes e praticantes de desportos náuticos, nas praias vigiadas e não vigiadas. A salvaguarda da segurança iniciou mais cedo, a 01 de junho, nas praias marítimas de Afife, Arda/Bico, Paçô e Cabedelo, Cabedelo/Luziamar e Amorosa”.

“Tendo em conta a extensão de costa a vigiar e os meios humanos e técnicos envolvidos na operação, é ainda necessário garantir um centro móvel integrado de vigilância, socorro e salvamento para apoio/resposta a qualquer solicitação de emergência e por forma também a segurar a prática de desportos náuticos em águas não balneares”, especifica a nota do município.

Foi ainda assinado “um contrato de comodato para utilização de moto 4×4 que a Câmara adquiriu recentemente para a monitorização das praias e da floresta de Viana do Castelo”.

Durante o período balnear, “o quadriciclo será utilizado para garantir a segurança de banhistas, em especial no patrulhamento do extenso areal que separa as praias de Arda e Afife, reforçando a segurança das centenas de pessoas que optam por esta zona não vigiada”.

O equipamento, “operado por um nadador-salvador equipado com binóculos, permite uma vigilância de maior alcance o que torna a atuação de socorro e salvamento mais rápida e eficaz”.

“Adicionalmente, tendo em conta que a moto4x4 está equipada com rádio, existe a possibilidade de o operador do veículo poder ser chamado a intervir em apoio às equipas que se encontram em serviço nas águas balneares limítrofes”, adiantou.

Os dois protocolos, assinados entre o presidente da Câmara e o representante da Coordenada Decimal, numa cerimónia que contou também com a presença do vereador do Ambiente, e de um representante da Capitania, acontecem no âmbito da estratégia de Viana do Castelo Cidade Náutica do Atlântico.

Na época balnear 2021, Viana do Castelo tem hasteada a Bandeira Azul em nove praias do concelho, tendo conquistado, assim, mais um galardão do que nos anos transatos.
Este ano, as praias contempladas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa são Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar e Castelo de Neiva.